Aplaudido em vários países da América Latina, Santiago
Serrano é convidado da Nós Outros no I Encontro Dramatúrgico Brasil-Argentina
Um grande intercâmbio entre um extrato da
atual cena teatral amazônica e a experiência de um dos mais destacados nomes da
dramaturgia latino-americana contemporânea. Esse é o mote principal do I Encontro Dramatúrgico
Brasil-Argentina que a Companhia Teatral Nós Outros realiza nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Teatro Cláudio Barradas e na Escola
de Teatro e Dança da UFPA. O evento tem como convidado especial o renomado
autor e diretor argentino Santiago
Serrano. O artista, que estará pela primeira vez em Belém, ministrará a
oficina “O Ator e Seu
Labirinto” e dirigirá uma
leitura dramática de seu texto “Entre
Nós” com as atrizes paraensesRosilene
Cordeiro e Iracy Vaz, que será apresentada no encerramento do evento.
O projeto inclui ainda uma mesa redonda sobre
História e Teatro (com as participações de Aldrin
Figueiredo, Antônio Pantoja, Bene Martins e Jaime Cuellar) e apresentações
dos espetáculos “Solo de
Marajó” (que reestreia com
novas cenas) e “Batista”.
Toda programação tem entrada gratuita, incluindo os ensaios abertos da montagem
da leitura dramática. O empreendimento tem apoio da ETDUFPA e do ativista social Alex Reis de Menezes. A
assessoria é da Parla Página e a produção executiva do ator e
diretor Hudson Andrade.
Todo o encontro está ainda aliado a uma
iniciativa socialmente responsável, conforme explica Hudson: “O público que vier às diversas
atividades programadas está convidado a trazer leite em pó e fraldas
descartáveis que serão doados a grupos assistenciais indicados pelo nosso
apoiador, Alex Menezes”.
O CONVIDADO
Aclamado por público e crítica de centros
culturais como México, Chile e Estados Unidos, o dramaturgo e diretor teatral
argentino Santiago Serrano mantém uma intensa relação com o Brasil, onde textos
como “Dinossauros”, “A Revolta” e “Eldorado” foram montados com sucesso. Além
dos espetáculos, Serrano já excursionou diversas vezes pelo país para ministrar
oficinas sobre dramaturgia. Essa será sua primeira vez na região Norte.
No módulo “O Ator e Seu Labirinto”,
Santiago trabalhará, em Belém, com artistas da cena que já tenham vivências
teatrais e com estudantes avançados. De acordo com o artista, pode-se dizer que
o ator, como o camaleão, procura mudar sua forma, seus matizes e texturas, para
mimetizar-se com cada um dos personagens que interpreta. “É claro que o ator é
um ser humano e não conta com os mecanismos glandulares para conseguir esta
mimese com a mesma facilidade que o camaleão”, explica Serrano.
O ato de encarnar cada personagem, segundo
Santiago, é um processo árduo e sinuoso para o qual o intérprete utiliza como
recursos seu corpo, sua voz e suas emoções. “A oficina, sem descuidar dos
primeiros aspectos, vai se concentrar no campo labiríntico das emoções. A
proposta é que cada participante possa desafiar a si mesmo, todo o tempo, para
assim lograr sua plenitude como artista”, define. Cada participante deverá
escolher e decorar um fragmento de monólogo, de no máximo 3 minutos de duração.
OS ESPETÁCULOS
A programação será o palco para uma nova
estreia do espetáculo “Solo de Marajó”, que há três anos vem trilhando uma
estrada de sucessos em várias cidades paraenses e também na capital paulista.
Com direção de Alberto Silva Neto e dramaturgia de Carlos Correia Santos, o
monólogo tem Cláudio Barros dando vida aos personagens e dramas criados por Dalcídio Jurandir para o romance “Marajó”. A montagem ganhou três novas cenas e
nova estrutura de encenação. O público terá, pela primeira vez, contato com
essa nova estruturação da peça no dia 21, às 20h, com entrada franca.
Outro sucesso, também com dramaturgia de
Correia, que poderá ser visto no evento é “Batista”, que traz para a cena
aspectos biográficos do Cônego Batista
Campos, apontado como grande mentor da Cabanagem. A peça tem no elenco
Hudson Andrade e Cacau Novais.
Será apresentada no dia 22, também às 20h, com entrada franca.
“Entre Nós”, do próprio Santiago Serrano,
completa o ciclo de apresentações no dia 23, às 20h, igualmente com entrada
franca. O texto que ganhará leitura dramática tem sido apresentado com sucesso
em diversas cidades da América Latina. No enredo, duas mulheres se encontram
casualmente em um banco de praça e discutem o que é ser mulher com humor,
ironia e sentimento. Dois personagens que defendem sua maneira de ver a vida:
sexo, família, homens, trabalho, amor. Quase um embate, uma espécie de guerra
sem quartel.
MESA
Os pesquisadores Aldrin Figueiredo,
Antônio Pantoja, Bene Martins e Jaime Cuellar são os convidados da mesa redonda
“História e Teatro: potencial dramatúrgico”, que acontece no dia 23, às 17h,
com entrada franca. A História e o Teatro sempre andaram pari passo. Desde as
discussões políticas do teatro grego, os dramas históricos de William
Shakespeare, a vida dos santos do teatro medieval, o retrato contundente da
sociedade brasileira feito por Nelson Rodrigues. Exemplos recentes no Brasil são
“Quando Nietzsche Chorou” (com Cassio Scapim no papel-título), “Viver sem
tempos mortos”, em que Fernanda Montenegro dá vida a Simone de Beauvoir, e
“Vermelho”, trabalho no qual Antônio e Bruno Fagundes trazem ao palco o pintor
russo Mark Rothko. No Pará, Nazareno Tourinho, Edyr Augusto e Carlos Correia
Santos têm em suas obras as figuras e os acontecimentos que marcaram o povo
paraense. A Companhia Teatral Nós Outros, depois de Margarida Schivasappa e o
cônego Batista Campos, prepara-se para levar à cena Francisco de Assis. A
conferência realizada no encontro discutirá questões como: qual a contribuição
da História para a dramaturgia? É necessário ou desejável aferir
cientificamente o que se apresenta nos palcos? Quais as potencialidades
sociais, educacionais, culturais, políticas da união consciente desses dois
polos de ação humana?
Serviço: I Encontro Dramatúrgico Brasil-Argentina. Com
participação especial do dramaturgo e diretor argentino Santiago Serrano.
Realização: Companhia Teatral Nós Outros. Assessoria: Parla Página. De 21 a 23
de agosto, no Teatro Cláudio Barradas e Escola de Teatro e Dança da UFPA.
Entrada franca para todas as programações. Apoio cultural ETDUFPA e Alex Reis
de Menezes. Informações: 8199-1322 ou 8822-4453
I ENCONTRO DRAMATÚRGICO BRASIL-ARGENTINA
OFICINAS, MESAS REDONDAS, ENSAIOSABERTOS, ESPETÁCULOS
De 21 a 23 de agosto de 2012
Na Escola de Teatro e Dança da UFPA e no Teatro Cláudio Barradas
Promoção: Companhia Teatral Nós Outros
Assessoria: Parla Página
Produção executiva: Hudson Andrade
Apoio: Alex Reis de Menezes e Escola de Teatro e Dança da UFPA.
Programação totalmente gratuita.
PROGRAMAÇÃO
Oficina: O Ator em Seu Labirinto
Ministrante: Santiago Serrano
Dias 21, 22 e 23 de agosto
Das 9h às 13h
Ensaio aberto: Leitura Dramática “Entre Nós”
Texto e direção: Santiago Serrano
Dias 21, 22 e 23 de agosto
Das 16h às 19h
Mesa Redonda: História e Teatro: Potencial Dramatúrgico
Conferencistas: Aldrin Figueiredo, Antônio Pantoja, Bene Martins, Jaime
Cuellar e Santiago Serrano
Mediador: Hudson Andrade
Dia 23 de agosto de 2012.
Das 17h às 19h
Espetáculos
SOLO DE MARAJÓ
Dia 21 de agosto
Às 20h
Teatro Cláudio Barradas – Escola de Teatro e Dança da UFPA
Com Cláudio Barros
Dramaturgia: Carlos Correia Santos
Direção: Alberto Silva Neto
Luz: Iara Regina
Cenografia: Nando Lima.
Produção: Sandra Conduru
BATISTA
Dia 22 de agosto
Às 20h
Teatro Cláudio Barradas – Escola de Teatro e Dança da UFPA
Elenco: Hudson Andrade & Cacau Novais
Dramaturgia: Carlos Correia Santos
Direção: Hudson Andrade
Consultoria de direção: Adriana Cruz
Direção, concepção e operação de luz: Sônia Lopes
Direção musical, trilha sonora e operação de som: Júnior Cabrali
Fotos de divulgação: Brends Nunes
Preparação corporal: Cláudio Temporal
Figurinos concebidos por Hudson Andrade e confeccionados por Mariléia
Aguiar
Apoio Institucional: Instituto Universidade Popular – UNIPOP e Casarão
do Boneco
Realização: Companhia Teatral Nós Outros
Produção: Parla Página
ENTRE NÓS
Dia 23 de agosto
Às 20h
Teatro Cláudio Barradas – Escola de Teatro e Dança da UFPA
Elenco: Iracy Vaz & Rosilene Cordeiro
Dramaturgia e direção: Santiago Serrano
Ambientação cênica: Hudson Andrade
Iluminação: Sônia Lopes
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